A greve 22 e os confrontos



"Os incidentes de hoje à tarde na baixa de Lisboa aconteceram entre manifestantes da Plataforma 15 de Outubro e a polícia. Um fotógrafo da Agência Lusa foi agredido. Foi levado para o Hospital de S. José com vários ferimentos na cabeça. Também a jornalista da Agência France Press Patrícia Melo Moreira foi agredida – e relata o que aconteceu."

A sério que não se percebe isto. Não estive lá, mas já me foi dito por quem lá esteve que mais uma vez foi uma atitude completamente fora do normal por parte das forças de segurança no local.

Actualização:

Vídeos do q se passou previamente:

https://www.facebook.com/photo.php?v=392604210750687
https://www.facebook.com/photo.php?v=316597478403416
http://expresso.sapo.pt/as-imagens-que-antecederam-a-carga-policial=f714083 (uma montagem. Pergunto-me como é que O Expresso usa algo como isto e dá como notícia)

Actualização:

Um relato de um dos jornalistas feridos - http://jsgphoto.blogspot.pt/2012/03/22-de-marco.html

Excerpto:
Por mais absurdo que possa ser o comunicado da PSP que refere que nós jornalistas devemos estar atrás da linha policial (provavelmente para apanhar a cara de quem leva e não a de quem bate, como diz o Francisco Paraíso hoje no CM), foi exactamente isso que eu tentei fazer porque me vi numa situação em que iria ser apanhado no meio da confusão sem sítio para escapar. Andei na direcção deles a dizer que era jornalista em voz alta e fiz sinal para que me deixassem passar para trás da linha que estavam a fazer e foi aí que me bateram pela primeira vez na cabeça e caí ao chão. O resto as imagens mostram como foi, sendo o resultado dois cortes na cabeça, 6 pontos, ombro, costas e joelhos amassados mas acima de tudo uma sensação de medo e impotência perante tudo o que estava a acontecer. A cara do polícia que me bateu era de raiva, até a língua estava a morder. Repeti não sei quantas vezes que era jornalista em pânico e nem assim ele parou, ainda deu com mais força. 

Sem comentários: