Ora todos nós já devemos ter recebidos os nossos simpáticos concidadãos a entregar as belas fichas para os censos periódicos da nossa bela nação. Censos estes que são feitos para aferir a população existente e respectivas faixas etárias, e uns outros dados um tanto ou quanto relevantes (depende da opinião de cada um).
Estava a dar uma olhada nos impressos que foram deixados (embora nós aqui em casa tenhamos optado por fazê-lo online) e algumas perguntas saltam à vista como curiosas, senão realmente estúpidas e sem razão de ser. Vamos dar uma olhada então.
As perguntas iniciais são óbvias (nome, sexo, estado civil, residência, DoB, etc.), mas também começa a curiosidade.
- Pergunta 3: "Às zero horas do dia 21 de Março estava presente no alojamento?" - Ora mas que raio tem isto de interesse para um censo nacional!? Alguém me consegue explicar?
- Pergunta 10: "Nas perguntas seguintes, indique o grau de dificuldade que sente diariamente na realização de algumas actividades devido a problemas de saúde ou decorrentes da idade (envelhecimento)". Nesta pergunta seguem-se diversa alígneas. Transcrevo então:
Tem dificuldade em ver mesmo usando óculos ou lentes de contacto?
Tem dificuldade em ouvir mesmo usando um aparelho auditivo
Tem dificuldade em andar ou subir degraus?
Tem dificuldades de memória ou concentração?
Tem dificuldade em tomar banho ou vestir-se sozinho?
Tem dificuldade em compreender os outros ou fazer-se entender?
Mas que raio é isto!? Os hospitais têm estatísticas entregues periodicamente para saber o estado de saúde do povo em geral... algumas aindam talvez passem... creio que a quarta e sexta alígnea será preenchida numa maioria absoluta de forma positiva so pelo estado da nação em si... mas isso são outros quinhentos. Adiante, saltando para a pergunta 24.
- Pergunta 24: "Na semana de 14 a 20 de Março trabalhou?"
- Pergunta 25: "Não trabalhou na semana de 14 a 20 de Março porque:" (seguem-se diversas opções)
- Pergunta 28: "Se encontrasse ou lhe oferecessem um emprego estava disponível para começar a trabalhar na semana de 14 a 20 de Março ou nas duas semanas seguintes?"
Alguém nota um padrão aqui? O que terá esta semana de tão especial? Ou mesmo as duas semanas que se seguem?
Mas todas as anteriores sáo pálidas questões em comparação com a que se segue. A pergunta que provavelmente mais vai suscitar debate sem dúvida, e creio que a maior parte vai "correr" para ir ver nos impressos se é verdade.
- Pergunta 32: "Qual o modo como exerce a profissão indicada?" - e logo abaixo a pequena nota - [Se trabalha a recibos verdes mas tem um local de trabalho fixo dentro de uma empresa, subordinação hierárquica efectiva e um horário de trabalho definido deve assinalar a opção "Trabalhador por conta de outrém"]
Lembrando uma pequena discussão recente, os recibos verdes foram criados para o dito biscate e trabalho ocasional. No fundo, trabalho liberal. Mas existe a audácia de num censo nacional nos pedirem para adulterar/falsear uma resposta. Infelizmente, muita gente vai ceder nesta pergunta, mas eu rogo para que antes de ser respondida, que seja pensada e realmente seja usada a opção "Outra situação" para esta pergunta. Aqui dominou a leve esperança que através deste organismo (o INE) e que, neste censo, o povo demonstre algo do pior que corre hoje em dia, que é usado e abusado pior que puta rasca de 13 anos nas vielas de Hong Kong...
Lembro agora de uma outra pequena troca de ideias sobre estes censos onde foi dito que este censo em si seria uma forma de controlo desnecessariamente autoritário, e até policial. Vendo estas e algumas outras das perguntas neste censo, tenho a pena de admitir que mostra alguma tendência para isto. Aproveitar uma burocracia periódica para reunir mais informações que as necessárias. Opiniões que serão tão diversas como o nosso céu nocturno, e no entanto tão altas como a pequena sereia com pernas -.-'
Por favor, toca a trocar opiniões... ou não.
Um pequeno PS: E não é que no 5 para a meia noite de hoje uma das organizadoras da mais recente manifestação referenciou o acima dito!? Fico contente por não ser solitário nas minhas "dúvidas".
2 comentários:
tantos pápeis e tantas cruzinhas lolol
foi mais rapido o preenchimento do que o tempo que a sra esteve à porta de casa...
quero ver o q vao fazer com a informaçoes... se nao me engano nada ou quase nada lolol
quero ver REALMENTE o que vão fazer com tanto papel colorido e cruzinhas... ficamos todos à espera de saber qtos velhos, jovens e crianças há, profissoes, doenças e afins...
Enviar um comentário