Sony põe fim ao Walkman (quase)

texto do prof. antónio nicolas (fba.ul)

Meu deus,
Lá se foram os anos 80 das nossas melhores memórias e já nem o 'Walkman' foi poupado. Nem que fosse por uma pulsão revivalista e reaccionária. Afinal de contas o vinil anda por aí e a massa adepta das 'partys' anseia por uma época a que não assistiu. É vê-los suspirar por Joy Divisions, The Smiths, Madonas e afins. O walkman era o ipod da geração de 80 e na sua melhor funcionalidade, era o arquivo da nossa mais importante contribuição artística/musical (antes do sampler e etc...): a nossa melhor arma idiossincrática – a famosa 'mixtape'. Dá-me a ouvir a tua 'mixtape', dir-te-ei quem és... com lado A e B e intervenção gráfica nos dois lados da cassete (sim, era sintomático).


E saber usar o walkman com a roupa certa e pose a condizer era tão importante como a gabardine e o livro de bloso do escritor existencialista que-se-senta-no-café-em-arremedos-intelectuais-numa-pose-urbana-de-esplanada-melancólica-soft-chic.


Para quem tiver um exemplar lá por casa, restam duas soluções: a experiência antropológica de colocar o walkman e ouvir uma cassete (exige-se alguma disponibilidade para sonoridades mais 'ásperas') ou então, aos sem-coração, ... a venda no e-bay!


_
"Sony põe fim ao Walkman (quase).
O primeiro modelo do Walkman chegou às lojas a 1 de Julho de 1979, no Japão. Tal como o iPod não foi o primeiro leitor de mp3, o Walkman também não foi pioneiro. Os leitores portáteis de cassetes existiam há anos – mas o aparelho da Sony foi o primeiro a massificar a música portátil"
+
http://www.publico.pt/Tecnologia/sony-poe-fim-ao-walkman-quase_1462682
_

sinceros agradecimentos ao prof. António Nicolas por ter disponibilizado o texto.

3 comentários:

Ana Rufino disse...

e fomos tão felizes com o walkman e a cassete gravada da radio cidade - electricidade lolol

Zell disse...

Felizes as recordações das "mix tapes" e álbums gravados da rádio!!!

O meu está bem guardadinho e ultra funcional ^^

Imagino os meus possíveis futuros netos a ver aquilo e a pensar:

"Irra que bajolo de todo o tamanho. E só dava para ouvir 10/12 músicas de cada vez!?"

Ai a tecnologia...

Raquelll disse...

Por falar nisso vou procurar o meu!lol